segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

EM NOME DO PAI - MARIA CHEIA DE PASTA







Sempre à frente da concorrência, o «olatuporaqui» fotografou o Sr. Monteiro já com o babete que irá utilizar na grande mariscada (calcula-se que serão servidos 125 quilos de lagosta suada e 14 arrobas de caranguejo de casca mole) pago com o primeiro ordenadozinho da Monteirinho das Montadas. Força Sr. Monteiro! Bons arrotos!


De um cidadão preocupado com o bem estar do público em geral recebemos esta carta que publicamos na íntegra e com a devida vénia:

«De acordo com O Correio da Manhã, a jovem menina Maria Monteiro, conhecida pela Monteirinha das Montadas, filha do antigo ministro da República, Sr. Monteiro, que actualmente ocupa o cargo de adjunta-do-porta-voz-do-Ministério-dos-Negócios-Estrangeiros-ali-ao-Palácio-Cor-de-Rosa-por-causa-das-meninas-e-dos-tiques-de-alguns-embaixadores, vai para a Embaixada da Mui Nobre República Portuguesa Junto de Sua Majestade a Imperatriz da Grã Bretanha, sita em Londres. Para que a mudança fosse possível, o Sr. Sócrates e o Sr. ministro das Finanças descongelaram a título excepcional uma contratação de pessoal especializado. Contactado pelo jornal supravitado, o porta-voz-sem-ser-adjunto-e-portanto-chefe-da-Monteirinho-das-Montadas, Sr. Jacinto (Carneiro) explicou em balidos ritmados e entrecortados pelo barulho da máquina da tosquia, que a contratação da jovem menina Maria Monteiro já tinha sido decidida antes do anúncio da redução para metade dos conselheiros e adidos das embaixadas. As medidas de contenção avançadas pelo actual governo, nomeadamente o congelamento das progressões na função pública, começam a dar frutos. Os sacrifícios pedidos aos portugueses permitem assegurar a carreira desta jovem menina de 28 anos que, apesar da idade, já conseguiu, por mérito próprio e com uma carreira construída a pulso, atingir um nível de rendimento mensal superior a 9000 euros. A título de curiosidade, o salário mensal da nossa nova adida de imprensa da embaixada de Londres daria para pagar as progressões de193 técnicos superiores de 2ª classe, de 290 Técnicos de 1ª classe ou de 290 Assistentes Administrativos. O mesmo salário daria para pagar os salários de, respectivamente, 7,10 e 14 jovens como a jovem menina Maria, das categorias acima mencionadas, que poderiam muito bem despedir-se, por força de imperativos orçamentais. Estes jovens sem berço, que ao contrário da Maria tiveram que submeter-se a concurso, também ao contrário da Maria já estão habituados a ganhar pouco e devem habituar-se a ser competitivos. A nossa Maria merece. Também a título de exemplo, seriam necessários os descontos de IRS de92 Portugueses com um salário de 500 Euros a descontarem à taxa de 20%.»

O «olatuporaqui» não se revê na ironia colocada na prosa por alguém que ficou naturalmente abespinhado por não ir viver para Londrese não passar pela casa de partida e não receber os 9000 Euros por mês. O «olatuporaqui» tem grande estima pelo Sr. Monteiro, que não conhece, e pela Monteirinho das Montadas, que não quer conhecer nem que enfileirem a nossa intrépida Redacção frente a um pelotão de fuzilamento.
De qualquer forma, o «olatuporaqui» não se responsabiliza pela possibilidade da Monteirinho das Montadas dar um dia de caras com o Sr. Mourinho numa esquina de Knighstbridge ou numa lojeca de Sloane Square. É muito bem feito para os dois!
Quanto ao Sr. Jacinto (Carneiro), a sua lã dará para tecer três casacos de pashmina que servirão para a Monteirinho das Montadas suportar as agruras do rígido Inverno britânico que, apesar de tudo, e como sabem se leram as reportagens do Sr. Tavares, não se compara com o terrível Inverno goês iluminado à noite pelo famoso Cruzeiro do Sul...
Boa sorte Monteirinho! Goza a pasta que bem mereces e não ligues a pelintras invejosos.

Sem comentários: